Voltar
Sep 11, 2024
Representantes da Brazil Energy Conference marcam presença no 6º Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local, realizado de 1º a 4 de abril, em Sevilha, na Espanha. O evento, promovido em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), reúne líderes globais para debater estratégias de desenvolvimento sustentável e fortalecimento econômico dos territórios.
A delegação brasileira é composta por Diarlison Costa e Bruna Iwata, diretores do Centro de Inteligência em Economia e Estratégia Territorial, que atuam na equipe da Brazil Energy Conference pela Secretaria do Planejamento (Seplan). Também integra o grupo Ieva Lazareviciute, coordenadora da Unidade de Cooperação Descentralizada do PNUD no Brasil.
Durante o fórum, os representantes brasileiros participam de reuniões estratégicas com agentes internacionais para consolidar parcerias e fortalecer a conferência. "Estamos aqui estabelecendo múltiplos contatos com especialistas em desenvolvimento territorial, além de representantes de empresas, governos e centros de tecnologia. Nosso objetivo é trocar experiências, fortalecer parcerias estratégicas e trazer insights valiosos para a Brazil Energy Conference. Também estamos aproveitando o evento para estruturar atividades específicas da nossa conferência, como o laboratório que irá definir diretrizes para os territórios do Piauí que receberão empreendimentos de energias renováveis, garantindo um planejamento sustentável e integrado ao desenvolvimento local", destacou Ieva.
Bruna Iwata também ressaltou a importância da participação brasileira no evento. "Sendo um fórum mundial, com participantes de diferentes países, estamos aproveitando as oportunidades de fala, intervenções e reuniões paralelas para convidar essas lideranças a se envolverem na Brazil Energy Conference. O alinhamento tem sido natural, já que o evento em Sevilha discute temas como geração de emprego, renda e o impacto econômico global da transição para energias renováveis. Isso tem facilitado nossa abordagem e gerado uma recepção muito positiva."
O fórum conta com a presença de organizações multilaterais como a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Organização de Governos Locais Unidos (CGLU), o Fundo Andaluz de Municípios para a Solidariedade Internacional (Famsi) e a Organização das Regiões Unidas (ORU Fogar).
Brazil Energy Conference 2025
Com foco na transição para fontes limpas e sustentáveis, a Brazil Energy Conference 2025 ocorrerá de 4 a 7 de junho, em Teresina (PI). O evento, que será híbrido (presencial e online), reunirá especialistas e líderes do setor para debater soluções inovadoras e fortalecer o papel do Brasil na transição energética global.