Voltar
21 de mai. de 2025
Em um marco histórico para a transição energética Porto Piauí vence prêmio internacional e consolida protagonismo do estado na transição energética globalbrasileira, o Porto Piauí foi reconhecido com o World Hydrogen 2025 Awards, em cerimônia realizada nesta terça-feira (20), na cidade de Roterdã, na Holanda. O projeto venceu por votação popular os portos de Antuérpia (Bélgica) e Roterdã (Holanda), dois dos principais hubs logísticos da Europa, e levou o prêmio na categoria “Porto do Futuro”, voltada a iniciativas portuárias inovadoras que impulsionam a sustentabilidade e a integração com comunidades locais.
O reconhecimento internacional destaca o Piauí como um dos principais protagonistas da transição energética global, especialmente no cenário emergente da economia do hidrogênio verde. A premiação foi entregue ao presidente da Companhia Porto Piauí, Raimundo Dias Júnior, acompanhado de Victor Hugo Almeida, presidente da Investe Piauí, durante o World Hydrogen 2025, um dos mais relevantes encontros sobre hidrogênio verde no mundo.
“Receber esse prêmio é uma honra que reforça o valor da nossa visão: desenvolver um porto moderno, eficiente e sustentável, que respeita as pessoas e o meio ambiente”, destacou Dias Júnior.
Já Victor Hugo comemorou a conquista como um sinal da solidez do projeto:
“Acreditamos que o Piauí terá as melhores condições para a produção de hidrogênio verde no mundo”.
O projeto do Porto Piauí, idealizado como um hub logístico e energético no litoral do estado, se destacou pela proposta de unir desenvolvimento econômico à responsabilidade socioambiental, incluindo a realização de processos de Consulta Prévia, Livre e Informada (CPLI) com comunidades tradicionais da região, como pescadores artesanais e ribeirinhos.
A conquista repercute diretamente no contexto da Brazil Energy Conference, que será realizada em Teresina com foco na transição energética justa e no papel estratégico do Nordeste brasileiro no mapa global das energias renováveis. A premiação em Roterdã não apenas chancela a viabilidade técnica e ambiental do projeto, como também reposiciona o Piauí como referência internacional em inovação, sustentabilidade e protagonismo energético.
A escolha de Roterdã – reconhecido como um dos portos mais sustentáveis do mundo – como sede da cerimônia, confere ainda mais prestígio à conquista brasileira; e com a vitória em solo europeu, o Piauí amplia sua visibilidade e fortalece o caminho para que o estado lidere, com responsabilidade e visão de futuro, a produção e exportação de combustíveis limpos, como o hidrogênio verde.